You are here
Home > Colunas > Retrospectiva Up! 2016: Livros

Retrospectiva Up! 2016: Livros

Temos o costume de, todo final de ano, relembrar de tudo o que passou nos últimos doze meses e “escolher” o que mais nos agradou em termos de livros, filmes, séries, músicas… Por isso, nós do Up!Brasil decidimos te mostrar as nossas escolhas do ano. Nesse post todas as meninas da staff irão te contar, em uma ou duas linhas, sobre os seus três livros preferidos do ano.

Érika

1. A Lista de Brett, Lori Nelson Spielman

Definitivamente, esse foi meu livro preferido do ano. Um livro divertido, emocionante e que traz uma reflexão para o leitor. Para ler a resenha, clique aqui.

2. Como Eu Era Antes de Você, Jojo Moyes

Já tinha o livro desde o lançamento, mas ainda não tinha conseguido ler por conta da correria da vida. Meses antes de estrear o filme, corri para ler e me apaixonei pela história.

3. Meu Romeu, Leisa Rayven

Romance divertido e envolvente. Sempre que tinha algumas horinhas vagas, me dedicava à história de Cassie e Holt.

 

Jaqueline

1 – A Guerra não tem Rosto de Mulher, Svetlana Aleksievitch

O melhor e mais intenso livro que li este ano, sem dúvida alguma. De forma simples e absolutamente emocionante, Svetlana traz centenas de relatos de bravas mulheres que combateram na linha de frente do Exército Vermelho durante a Segunda Guerra e nos leva a lugares muito sombrios e delicados da humanidade, subvertendo a ideia de uma guerra estratégica, racional e limpa, decidida por generais e homens poderosos. LEIAM ESTE LIVRO, sério!

2 – Um Teto Todo Seu, Virginia Woolf

Este não é um livro novo – foi originalmente publicado em 1929 -, mas marcou meu 2016 porque virou uma espécie de “guia de referência” enquanto eu terminava minha dissertação. Em curtos ensaios, Woolf aponta os desafios para a participação e o reconhecimento das mulheres na literatura e discorre sobre nossa necessidade de autonomia pessoal e independência financeira para que possamos ser realmente livres e iguais no mundo moderno. Além da temática SUPER contemporânea, é uma delícia acompanhar a ousadia, o humor e a acidez com que a escritora tece suas análises.

3 – Devil in Winter, Lisa Kleypas

Nem só de livros densos se faz uma lista, rs. Devil in Winter é o terceiro volume de uma série de romances históricos super despretensiosos e divertidos assinada por Lisa Kleypas, autora que eu adoro, e traz o melhor “mocinho canalha que se converte” que a gente respeita. Por apresentar múltiplos cenários, uma história bastante dinâmica e muitas cenas sensuais de qualidade, virou meu queridinho.

 

Paloma

1. Proibido, Tabitha Suzuma
Fiquei completamente apaixonada por esse livro, e acho que foi um dos livros em que mais me emocionei, chorava feito uma criança. Nos faz pensar muito, como disse na resenha dele não é um livro que eu indico a ninguém, mas é um livro que todos deveriam ler.

2. Novembro, 9, Colleen Hoover
Esse ano conheci a autora Colleen Hoover, e preciso dizer que amei! Acabei lendo todos os livros dela, e o meu favorito se tornou November 9. INCRÍVEL! E todos os livros da Collen são assim, ela tem o dom de tornar o “clichê” a coisa mais surpreendente e encantadora.

3. O Mundo de Quatuorian, Cristina Pezel
Como disse na resenha dele, se tornou um dos meus livros favoritos de fantasia e espero muito a continuação dele! A riqueza de detalhes, as descrições eu realmente entrei em um outro mundo.

Renata

1. Cidade dos Fantasmas, Daniel Waters

Eu fui absolutamente surpreendida com esse livro. É muito melhor do que eu esperava. Embora haja muitos fantasmas, não tive medinho. Fiquei mais assustada com os vivos.

2. À Sua Espera, Abbi Glines

Abbi Glines e Rosemary Beach, uma dupla sem fim. Mas em À Sua Espera, Abbi trás um personagem de tipagem diferente dos meninos de RB, porem, provavelmente, o mais querido deles.

3. Cujo, Stephen King

Não é desse ano, pelo contrário, é bem antigo. Mas ganhei a edição capa dura e li novamente. E é simplesmente um dos meus livros favoritos do King e o que mais me dá medo.

 

Vitória

1. Dama da Meia-Noite, Cassandra Clare

Esperei muito por esse livro e não me decepcionei. A trama é ótima e com certeza está no meu top 3 dos livros da Cassandra.

2. Sonata em Punk Rock, Babi Dewet

Eu já falei bastante sobre esse livro na resenha, mas vou falar de novo: a história é ótima, os personagens são super bem construídos e o romance está na medida certa.

3. Simon vs a agenda homo sapiens, Becky Albertalli

Não tenho palavras para esse livro. É simplesmente apaixonante. A escrita da Becky é maravilhosa em tantos níveis que nem sei o que escrever.

 

Não deixe de conferir os outros posts da nossa Retrospectiva Up!

Vitória Doretto
Vitória - mais conhecida como Vicky. Sou viciada em instagram e estou ali, me dividindo entre o amor por personagens de livros e as aventuras que encontro nos [agora raros] games da vida. Sou graduada em Letras e Revisora de Português licenciada pelo MEC, nerd de carteirinha (mesmo tentando ser transuda na maior parte do tempo), apaixonada por doramas e por mais bandas e cantores do que gostaria.

Deixe uma resposta

Top