Você está aqui
Home > Livros > Resenhas > Editoras > Resenha de Livro: “Garota Apaixonada em Apuros” – Carolina Estrella

Resenha de Livro: “Garota Apaixonada em Apuros” – Carolina Estrella

Todos os textos produzidos pelo Up! Brasil não podem ser reproduzidos – total ou parcialmente – sem autorização. Cópias não autorizadas e plágios são crimes previstos no Código Penal.

Autora: Carolina Estrella
Editora: Selo Brasileiro
Páginas: 141

Antes de mais nada, é com muito prazer que lhes apresento minha primeira resenha da booktour do Selo Brasileiro. Nesta semana recebi o livro “Garota Apaixonada em Apuros”, de autoria da jovem Carolina Estrella. Escrito no formato de diário, temos aqui uma história jovem, simples e bem cativante sobre uma adolescente de 15 anos, Gabriela, que se apaixona perdidamente por um colega de escola, Nelson.

A narrativa nos coloca por dentro dos sentimentos controversos de uma típica adolescente, como raiva, vergonha e dúvida. A própria sensação de estar apaixonada pela primeira vez é descrita com uma riqueza de detalhes tão grande que nos transporta imediatamente para nossas próprias recordações dessa fase. No entanto, o maior trunfo da história é também o que mais lhe prejudica: todos os personagens além de Gabi acabam parecendo muito pouco trabalhados na história, uma vez que já soam complexos o suficiente na mente da nossa narradora. Em diversos momentos não consegui entender a paixão dela por Nelson, pois como um adolescente boboca, ele sentia vergonha de ser visto perto de Gabi só porque ela usava aparelho nos dentes! É de dar raiva em qualquer uma, não? Suas amigas mais próximas são pouco descritas apesar de seus próprios casinhos, o que me deixou com vontade de vê-las ganharem mais espaço em uma possível continuação. Apesar de tudo, a história avança muito bem quando a protagonista se torna mais decidida sobre o que realmente quer e parte com toda a coragem atrás de seu amor, cobrando também uma postura dele. O divórcio dos pais de Nelson atua como uma forma de humanizar o personagem, o que vem bem a calhar. Pedro, amigo de Nelson, rouba a cena. Seu personagem foi o que mais me chamou a atenção, ainda mais com a bomba revelada no final do livro. Na verdade, ele apenas se aproveita de todos os defeitos de Nelson para crescer aos olhos de Gabriela, o que reforça ainda mais as falhas do alvo da nossa simpática narradora.

Talvez pela sinopse inocente demais,  que agrada geralmente meninas mais novas, demorei a curtir a história de Gabi, mas isso durou até o momento em que pensei nos meus 13 ou 14 anos e lembrei dos meus próprios diários. Abrir agendas antigas hoje em dia é pedir para morrer de vergonha, assumo, e “Garota Apaixonada em Apuros” não funciona de modo diferente! A linguagem é simples e muito acessível, repleta de gírias e expressões do cotidiano jovem. Conversas no MSN, torpedos e papos intermináveis no telefone são frequentes e dão todo um charme à história, que é pontuada por comentários da narradora já mais velha, com 22 anos, comentando seus pensamentos e ações. Essa talvez seja a maior sacada do livro, que conta com uma revisão eficiente e uma arte encantadora. Uma promissora estreia, sem dúvidas.

Resenha originalmente publicada em nosso antigo endereço (www.up-brasil.com) em 2011.

Jaqueline Sant'ana

Tem 29 anos, é carioca, botafoguense, revisora e Mestre em Sociologia. Ama cinema, literatura e música e curte passar os finais de semana fazendo binge-watching de séries, mas não dispensa um karaokê com litrão de cerveja.

Deixe uma resposta

Top