Você está aqui
Home > Livros > Resenhas > Editoras > Fontanar > Resenha de Livro: “As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber” – Pamela Satran

Resenha de Livro: “As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber” – Pamela Satran

Todos os textos produzidos pelo Up! Brasil não podem ser reproduzidos – total ou parcialmente – sem autorização. Cópias não autorizadas e plágios são crimes previstos no Código Penal.

Autora: Pamela Satran
Editora: Fontanar
Páginas: 168

nota2

“As 30 Coisas…” é um livro interessante, algo entre um guia prático e um livro de conselhos com toques de afirmação e motivação pessoal. Autoajuda? Sim, ainda que bem humorada. Com depoimentos de celebridades como a cantora Taylor Swift, a estilista Rachel Zoe e a escritora Meg Cabot, este livro é uma adaptação da lista de 30 coisas que toda mulher deveria saber e ter aos 30 anos que saiu há alguns anos na revista Glamour, escrita por Pamela Satran. Após muito rodar pela internet, a lista ganhou sua versão de luxo neste livro, lançado no Brasil pela editora Fontanar com um trabalho gráfico INCRÍVEL: além de ilustrações coloridas, a capa do livro imita uma bolsa carteira de festa, abrindo e fechando com um encaixe no papel.

Muitos depoimentos não fogem do padrão “como conciliar uma carreira de sucesso com a vida em família” ou “olha só como dei a volta por cima”, mas ainda assim é um pouco inspirador acompanhar a trajetória de mulheres bem-sucedidas em suas áreas. Porém, justamente pelo fato de elas serem tão incríveis, não tive como evitar certo desânimo. Muitas das colaboradoras já tinham empresas próprias e carreiras consolidadas mesmo antes dos 30 anos, enquanto a maioria de nós ainda está jogando Candy Crush e ganhando um ou dois salários mínimos por mês.

Se você for uma mulher esperta, esse livro não irá representar grande diferença na sua vida. O livro traz dicas, com suas devidas colocações na lista, seguidas por um depoimento escrito por uma mulher, que narra suas lembranças ou expectativas para os 30 anos de idade. Alguns conselhos são básicos para uma pessoa precavida, como maneiras de lidar corretamente com o seu dinheiro (não gastando mais do que você ganha nem comprando uma bolsa de luxo apenas porque ela está na moda), uma listinha com peças chave para ter no guarda-roupa ou como reconhecer um relacionamento abusivo.

Outros depoimentos, porém, são fortes e motivadores com relação a problemas como depressão, luto e doenças. Apesar de “As 30 Coisas…” ser uma lista basicamente divertida, ela chamou a minha atenção justamente quando focou no lado mais duro da vida, e não na batalha por encontrar um móvel chique para chamar de seu. Se você gosta de obras motivacionais, irá amar este livro. Caso contrário, leia sem pretensões ou expectativas e dê algumas gargalhadas com esse luxuoso passatempo.

Jaqueline Sant'ana

Tem 29 anos, é carioca, botafoguense, revisora e Mestre em Sociologia. Ama cinema, literatura e música e curte passar os finais de semana fazendo binge-watching de séries, mas não dispensa um karaokê com litrão de cerveja.

Deixe uma resposta

Top