Você está aqui
Home > Livros > Resenha de Livro: “A História da Ciência Para Quem Tem Pressa”, Nicola Chalton e Meredith MacArdle

Resenha de Livro: “A História da Ciência Para Quem Tem Pressa”, Nicola Chalton e Meredith MacArdle

Todos os textos produzidos pelo Up! Brasil não podem ser reproduzidos – total ou parcialmente – sem autorização. Cópias não autorizadas e plágios são crimes previstos no Código Penal.

Autor: Nicola Chalton e Meredith MacArdle
Editora: Valentina
Páginas: 200

Vou começar dizendo que decidi ler A História da Ciência para quem tem Pressa se deu por razões muito particulares. Embora seja formada em História, quase toda minha experiência profissional se deu em museus de ciências, e por isso, sempre tive muita curiosidade a tudo ligada ao tema. Não importa se é biologia, astronomia, química, física… Sempre precisei dominar muitos conteúdos de áreas estranhas à minha para elaborar atividades e fazer bem meu trabalho.

No livro, vemos as principais teorias e descobertas do mundo científico e alguns dos principais nomes da ciência. Tudo de forma bem rápida, sem se estender muito, exatamente dentro da proposta do título.

Eu tinha um professor na faculdade que dava aulas sobre Idade Média e sempre que ele contava uma curiosidade, ele dizia “é para vocês brilharem nos salões da sociedade”. A proposta do livro passa um pouco por aí. Você tem a informação geral e simplificada, o suficiente para saber do que se trata quando ouve alguém falar do assunto mas insuficiente para discorrer sobre o assunto. E está tudo bem com isso.

Penso que o mais interessante do livro é abrir portas para as curiosidades de cada um. Ele te dá acesso há várias informações, e deixa que você escolha as que mais te interessam para correr atrás de mais conhecimento. É assim que as coisas funcionam na ciência, e talvez sem querer, é isso que Chalton e MacArdle fazem com a gente. Eu mesma fui atrás de mais informações sobre alguns assuntos abordados.

Leitura fácil e instigante, e por ser composta de trechos curtos, é ótima para ser feita enquanto espera a consulta médica, no metro, enquanto espera o crush chegar.

Deixe uma resposta

Top