Você está aqui
Home > Livros > Indicações Literárias > Indicação de Livro: “O Diário Secreto de Lizzie Bennet” – Bernie Su e Kate Rorick

Indicação de Livro: “O Diário Secreto de Lizzie Bennet” – Bernie Su e Kate Rorick

Todos os textos produzidos pelo Up!Brasil não podem ser reproduzidos – total ou parcialmente – sem autorização. Cópias não autorizadas e plágios são crimes previstos no Código Penal.

Autor: Bernie Su e Kate Rorick
Editora: Verus
Páginas: 361

Eu ainda me lembro do dia em que por acaso encontrei uma série incrível no YouTube que me deixou viciada para o resto da vida. Essa era The Lizzie Bennet Diaries, uma releitura de Orgulho e Preconceito muito divertida e atual, ainda que conservando a premissa da história e dos personagens originais. Eis que em 2014 a Pemberley Digital, responsável pela série, lançou um livro, O Diário Secreto de Lizzie Bennet, lançado por aqui pela editora Verus, com a história encenada nos vídeos com mais detalhes, com o que “acontecei nos bastidores” dos episódios.

Sou apaixonada pela série – e consequentemente pelo livro – e todas as mídias que ela gerou (perfis no Twitter, Facebook e Tumblr), por isso esta provavelmente será uma indicação tendenciosa, mas que indicação não seria, não?

A trama da história de Lizzie e Darcy foi atualizada, então temos uma estudante de comunicação que faz um vlog onde reflete sobre sua vida e a vida de suas irmãs como projeto da universidade e um homem rico e, em tese, metido que é o melhor amigo do novo morador da cidade. É a chegada desses ricos e charmosos novos personagens que torna a vida das irmãs Bennet e dos seguidores de Lizzie no vlog mais interessante.

Narrado em primeira pessoa, é através das palavras que Lizzie escreve em seu diário que acompanhamos seus pensamentos e sua visão dos acontecimentos. Sempre mantendo o tom entre sarcástico, dramático (cômico) e irônico que a série nos apresentou, o livro possibilitou uma nova carga de emoções e informações – as conversas que Lizzie tem com o pai ou passeios com Darcy e Gigi, por exemplo, não aconteciam com frequência na série (até porque, no primeiro caso, para que o pai ou a mãe aparecessem na série, eles precisariam saber que ela existia, o que não era uma opção para Lizzie – com Darcy a história é diferente, mas você deve ler e assistir a série para entender o que eu quero dizer).

A narrativa é construída de forma inteligente, o que lembra ao leitor o mesmo tom irônico e inteligente que marcou/caracterizou Orgulho e Preconceito tantos anos antes – e, além disso, é uma boa forma de apresentar um clássico para o público mais jovem, pois a história não é perdida no meio das modificações necessárias.

A forma como Bernie Su e Kate Rorick escreveram os dias do diário de Lizzie faz com que o leitor consiga até mesmo imaginar a personagem falando, lendo para você enquanto as páginas passam. Como não poderia deixar de ser, a leitura é fácil, engraçada e empolgante – você não consegue desgrudar suas mãos do livro até a última página e quando a história acaba… você quer mais (e se você for como eu, vai correr para assistir pelo menos os primeiros episódios da série de novo e reler as partes que mais gostou do livro).

Eu mais do que indico essa leitura – e deixa eu te contar uma coisa… No final de setembro (29 de setembro de 2015) foi lançado The Epic Adventures of Lydia Bennet, que conta o que acontece depois que O Diário Secreto de Lizzie Bennet acaba e é um pouquinho mais desse mundo para os fãs – e agora nos resta esperar que seja lançado por aqui também.

Vitória Doretto
Vitória - mais conhecida como Vicky. Sou viciada em instagram e estou ali, me dividindo entre o amor por personagens de livros e as aventuras que encontro nos [agora raros] games da vida. Sou graduada em Letras e Revisora de Português licenciada pelo MEC, nerd de carteirinha (mesmo tentando ser transuda na maior parte do tempo), apaixonada por doramas e por mais bandas e cantores do que gostaria.

Deixe uma resposta

Top